A gravidez silenciosa realmente existe? - CLÍNICA VITTÁ
Muitas pessoas ficam assombradas com essa possibilidade. Confira tudo sobre a gravidez silenciosa neste post!
Sem dúvida, a gravidez silenciosa é uma incógnita para boa parte da população. Afinal, o ganho de peso das mulheres associado ao crescimento da barriga e aos sintomas comuns da gestação são imagens que formam a compreensão sobre esse momento. Entretanto, a gravidez silenciosa existe e pode se desenvolver sem ou com alguns dos sinais típicos.
Entenda melhor a seguir!
Afinal, o que é a gravidez silenciosa?
Antes de mais nada, a gravidez silenciosa acontece quando a mulher não percebe que está gestante, podendo descobrir o fato por volta do 3º trimestre ou até mesmo na hora do parto.
Com toda a certeza, trata-se de uma condição rara e provocada por fatores hormonais, ciclo menstrual irregular, questões psíquicas, entre outros.
Além de não sentir sintomas, a barriga permanece lisa. Quando essa última característica não se manifesta, é provável que a gestante tenha um abdômen longo, permitindo ao útero um desenvolvimento para cima.
Por outro lado, mulheres com excesso de peso ou com a região bastante musculosa devido à prática de exercícios físicos também podem disfarçar bem o volume do útero.
E ainda há as situações em que o bebê se desenvolve na caixa torácica.
Contudo, há casos de gravidez silenciosa com alguns sinais.
O que pode provocar a gravidez silenciosa?
Primeiramente, o ciclo menstrual irregular é uma causa importante da gravidez silenciosa. Visto que a menstruação costuma atrasar com frequência ou não acontecer em alguns meses, a mulher que apresenta essa condição não desconfia de uma gestação.
Inclusive, a Síndrome do Ovário Policístico possui tais características. Dessa maneira, pacientes diagnosticadas com o problema podem estar mais suscetíveis à gravidez silenciosa.
São outras causas:
✔ Sangramentos – algumas gestantes apresentam nidação ou rompimento de vasinhos durante a gravidez. Isso pode ser confundido com a menstruação, de modo com que não desperte desconfiança;
✔ Anticoncepcionais – tal causa é mais recorrente entre mulheres que usam pílulas de ingestão contínua. Logo, como não menstruam, têm mais dificuldade em detectar a gestação;
✔ Negação - a recusa em aceitar uma possível gestação e outras questões psíquicas favorecem o quadro.
Ademais, os fatores expostos no 1º tópico, como prática intensa de atividades físicas ou obesidade, atrapalham a percepção da gestação através da extensão da região abdominal.
Quais seriam os sintomas?
Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.
Riscos
Uma vez que não há realização de pré-natal, porque a mãe não possui consciência sobre a gestação, tanto a saúde dela quanto da criança podem estar em risco.
O acompanhamento é importante para detectar anemias, diabetes, pressão e outras alterações que geram complicações não apenas no período gestacional, como também no parto.
Para prevenir a gravidez silenciosa, visite ginecologista de confiança sempre que tiver uma relação sexual desprotegida.
Agende uma consulta acessível na Clínica Vittá.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.