Óculos ou lentes de contato: como escolher a melhor opção para você?

Óculos ou lentes de contato: como escolher a melhor opção para você?

Você está na luta para enxergar bem, seja de perto ou de longe? É hora de considerar a opção que melhor se adequa às suas necessidades: usar óculos ou lentes de contato. Mas, quando se trata de escolher entre as duas, é importante conhecer os prós e os contras de cada um.  

De fato, a escolha vai depender de fatores bem específicos. Por exemplo, custos, estilo de vida e mesmo tolerância. Só para exemplificar, há quem apresente alergia severa a lentes de contatos. Ademais, há que se considerar o tipo de correção necessária e seus hábitos diários.  

Vamos, então, discutir as vantagens e desvantagens sobre usar óculos ou lentes de contato? Assim, fica mais fácil tomar a decisão acertada e, sobretudo, cuidar da saúde dos seus olhos.  

Analisando o uso dos óculos 

Os óculos, sem dúvidas, representam uma opção popular para correção visual há séculos. E, sejamos justos, por bons motivos. Por exemplo: 

  1. Conveniência: são fáceis de usar, sem a necessidade de se preocupar em colocá-los ou retirá-los. 
  2. Estilo: os óculos se tornaram um acessório, graças à variedade de armações e estilos para escolher. Assim, a pessoa pode expressar sua personalidade e aprimorar o visual com o par certo. 
  3. Proteção: oferecem proteção contra poeira, detritos e raios UV prejudiciais. Algumas lentes ainda vêm com recursos adicionais, como antirreflexo ou luz azul. 

Por outro lado, há algumas questões relacionadas ao uso dos óculos que podem ajudar na escolha. Claro, sempre sob a orientação de um oftalmologista. Entre os principais pontos, destacamos:  

  • Visão periférica limitada, especialmente se você tiver uma prescrição alta. Isso torna certas atividades, como a prática de esportes, mais desafiadoras. 
  • Reflexos e brilho, principalmente em condições de luz forte ou fraca. Com isso, há chances de causar distração e afetar seu conforto visual. 
  • Incômodo durante atividades físicas, pois podem escorregar ou cair, prejudicando seu desempenho. 

E as lentes de contato? 

As lentes de contato inegavelmente ganharam popularidade nos últimos anos devido à praticidade e visão natural que proporcionam. No entanto, assim como os óculos, também têm seus prós e contras.  

Entre as vantagens de usar lentes de contato, temos o fato de proporcionarem um campo de visão mais natural em comparação com os óculos. Só para ter uma ideia, se movem com seus olhos, ampliando o campo de visão. 

Além disso, oferecem mais liberdade para participar de atividades físicas sem a preocupação de que os óculos escorreguem ou caiam. Ademais, não obstruem a visão periférica. 

Por outro lado, as lentes demandam cuidados especiais de limpeza e desinfecção. Isso consome muito tempo, certamente. Algumas pessoas também podem sentir desconforto ou ressecamento ao usá-las. Por isso, é importante escolher o tipo certo e garantir o ajuste adequado para minimizar qualquer desconforto. 

Por fim, o uso inadequado ou a falta de higiene ao manusear as lentes de contato pode levar a infecções oculares.  

Como escolher entre usar óculos e lentes de contato? 

Antes de tudo, vale ressaltar que as duas opções são indicadas para corrigir problemas de visão. Por exemplo, hipermetropia, miopia e astigmatismo. Entretanto, o tipo e a gravidade de sua prescrição podem influenciar a opção mais adequada para você.  

Dito de outra maneira, em alguns casos, certas prescrições podem ser mais adequadas para óculos, enquanto outras exigem lentes de contato para a correção ideal da visão. 

Além disso, outros fatores influenciam neste processo de escolha, dentre os quais, destacamos: 

  • Prática frequente de atividades físicas e esportivas, ainda que haja modelos de óculos indicados para isto  
  • Estilo de vida  
  • Profissão e exposição a poeira ou luz excessiva 
  • Preferências de moda ou estilo  
  • Alergias  

Custo, pois as lentes demandam manutenção, soluções de limpeza e condições de armazenamento. Os óculos, por outro lado, geralmente requerem custo único na compra das lentes e armações 

Contudo, seja qual for sua escolha, tenha sempre a orientação e prescrição de um oftalmologista. É este profissional que vai identificar o problema visual que possui, bem como grau e melhor método de correção.  


 

Agende seu atendimento com um de nossos especialistas.  

Tags:
Compartilhar:
Agendamento Online
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp