Principais causas do câncer de próstata e como se cuidar

Principais causas do câncer de próstata e como se cuidar

O Novembro Azul, como todo mundo sabe, é dedicado ao combate e prevenção ao câncer de próstata, um dos principais tipos de câncer que atingem os homens. Só para ter uma ideia, a estimativa é de que, no próximo triênio, chegue a 72 mil casos anuais. E, embora não haja exatidão, fatores de risco contribuem como possíveis causas para o câncer de próstata.  

Mas, afinal, o que é o câncer de próstata? Trata-se do crescimento acelerado das células nestas glândulas, resultado da combinação entre fatores ambientais e genéticos. Com isso, há a formação de tumores malignos. Entre os principais sintomas, temos dificuldade para urinar, presença de sangue na urina e insuficiência renal. Ainda, dor nos ossos.  

A incidência do câncer de próstata é maior entre pessoas com mais de 50 anos. No entanto, quem tem casos na família deve ter atenção, mesmo tendo idade inferior. Principalmente, se enquadra entre os fatores que podem culminar na doença.  

A genética está entre as principais causas para o câncer de próstata 

O histórico familiar amplia em até duas vezes as chances de desenvolver a doença. Isso se dá devido a fatores hereditários, sobretudo quando a pessoa tem parentes diretos que enfrentaram o problema. Por exemplo: 

  • Avô 
  • Pai  
  • Irmão 

A princípio, o risco se dá pelas alterações em determinados genes, como o BRCA1 e BRCA2.  

Idade  

Como mencionamos, pessoas a partir dos 50 anos já devem ficar atentas aos sinais, pois a idade é uma das possíveis causas do câncer de próstata. Os riscos aumentam por diferentes fatores, como alterações hormonais e mesmo o tempo para que o tumor se instale. Geralmente, os tumores crescem lentamente e só são detectados quando o homem passa dos 60 anos.  

Dieta e estilo de vida  

Sem dúvidas, a alimentação, tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas contribuem para o surgimento da doença. Da mesma forma, hábitos como tabagismo, sedentarismo e obesidade. Por exemplo: 

  • Alto consumo de carne vermelha  
  • Consumo de laticínios ricos em gordura 
  • Excesso de gordura corporal, que também pode causar formas mais agressivas da doença  
  • Sedentarismo  

Ademais, o vício em cigarro e sobrepeso complicam o tratamento e, consequentemente, reduzem as chances de cura.  

Alterações hormonais  

A produção anormal de hormônios, como a testosterona, também está entre as possíveis causas do câncer de próstata. Principalmente, por provocar o crescimento acelerado das células.  

Tem como prevenir o câncer de próstata? 

Ainda que os fatores de risco variem, uma das formas de prevenir o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, é fundamental que, a partir dos 50 anos (ou, antes, se tiver casos na família), faça os exames preventivos.  

Além disso, ajuda bastante adotar hábitos de vida mais saudáveis, com dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar vícios tanto em álcool quanto cigarro.  

E como é o diagnóstico? 

De modo geral, o diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame de toque retal e pelo PSA. Este, a propósito, é um exame laboratorial que avalia o nível da enzima: se está elevado, indica a existência de alguma anormalidade, desde infecções a tumores malignos.  

E quando esse diagnóstico é feito nos estágios iniciais da doença, aumentam as chances de cura. Principalmente, pelo avanço nas técnicas de tratamento. Este, por sua vez, varia conforme o quadro, envolvendo fármacos, radioterapia e procedimentos cirúrgicos.  

Por outro lado, o diagnóstico tardio impossibilita frear o desenvolvimento do tumor e até que as células cancerígenas se espalhem para outros órgãos.  


Passou dos 50 anos ou tem histórico de câncer na família? É hora de se cuidar! Agende seu atendimento com um de nossos especialistas e faça, na Clínica Vittá, os exames preventivos.  


 Acompanhe também nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas e informações sobre cuidados da saúde.  

Tags:
Compartilhar:
Agendamento Online
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp