Quais problemas levam ao nariz entupido?
Uma série de situações pode levar o paciente a ter o nariz entupido, o que gera desconforto durante a rotina. Saiba mais sobre o assunto!
O que é o nariz entupido?
O nariz entupido é a manifestação de algum problema de saúde. A rinite alérgica, a sinusite, o resfriado, a hipertrofia das adenoides, o desvio de septo, entre outras doenças, são as condições mais comuns que podem congestionar a respiração.
Ainda que a hidratação nasal com soro fisiológico possa ser suficiente para aliviar o sintoma, a consulta ao otorrinolaringologista é essencial para evitar a continuidade do problema e a dependência do uso de descongestionantes tópicos.
Quais são as causas?
Além dos quadros mencionados acima, o nariz entupido pode ser a consequência de problemas como:
- Sinusite aguda ou crônica;
- Clima frio e seco;
- Uso excessivo de descongestionante nasal;
- Alergias (a animais, ao mofo, ao látex, entre outros);
- Presença de corpo estranho nas vias nasais;
- Uso de medicamentos para hipertensão;
- Alterações hormonais;
- Asma;
- Estresse;
- Alterações da tireoide;
- Inalação da fumaça do cigarro.
Enquanto a causa mais comum do nariz entupido em crianças é a atresia (alteração anatômica que acontece ainda no desenvolvimento embrionário), nos adultos a rinite alérgica é o problema mais recorrente.
Tratamento
Ao sentir o nariz entupido, o paciente deverá procurar o otorrinolaringologista para obter um diagnóstico. A videonasofibroscopia é um recurso muito eficiente para detectar o problema, já que a parte interna do nariz pode ser vista através de uma câmera flexível.
A partir da compreensão da causa que tem levado à obstrução, o especialista irá recomendar o tratamento adequado ou, se for o caso, o encaminhamento para a realização de cirurgia (mais comum em casos de desvio de septo).
Está com o nariz entupido há mais de 10 dias? Agende uma consulta com o otorrinolaringologista na Clínica Vittá Goiânia por um valor acessível!