Qual a importância do Teste do Olhinho para a saúde do bebê?
O exame detecta de forma precoce possíveis doenças oculares no recém-nascido proporcionando a oportunidade de um tratamento efetivo. Leia este post e saiba mais sobre o Teste do Olhinho!
O que é o Teste do Olhinho?
- Tumor;
- Glaucoma;
- Catarata Congênita
- Estrabismo
De forma geral, o exame detecta alterações hereditárias, infecciosas e malformações. A identificação prévia desses problemas permite a intervenção médica rápida de forma com que seja possível prevenir o agravamento da situação e até mesmo a cegueira irreversível.
Quando fazer?
O mais indicado é realizar o exame ainda na maternidade. No entanto, o bebê pode ser submetido ao Teste do Olhinho na primeira consulta com o pediatra (ou seja, nas primeiras semanas após o nascimento). Ele ainda pode ser feito outras vezes até que a criança complete 24 meses de vida.
Merecem atenção especial os bebês que nasceram com microcefalia ou mães que tenham sido infectadas pelo Zika Vírus durante a gestação.
Como é feito?
O Teste do Olhinho é indolor, rápido e não exige o uso de colírio. O pediatra ou o oftalmologista irá posicionar um aparelho chamado oftalmoscópio a 30 centímetros dos olhos do bebê. Um faixo de luz será projetado para incidir sobre a retina. O normal é que ela retorne provocando um reflexo avermelhado, o que significa a ausência de doenças oculares. No entanto, se não houver esse reflexo, a criança pode apresentar algum tipo de problema na visão.
É importante saber que o Teste do Olhinho, ao contrário do Mapeamento de Retina, não exige a dilatação da pupila. Caso o pediatra detecte problemas durante a realização do primeiro exame, ele deverá encaminhar a criança para o oftalmologista e este irá realizar o Mapeamento de Retina e outros procedimentos necessários para investigar a saúde do órgão.
Se o seu bebê ainda não fez o Teste do Olhinho, agende agora mesmo uma consulta com o Oftalmologista na Clínica Vittá Goiânia. Clique aqui!