Vacinas para viagens internacionais: guia completo e atualizado para 2024
As férias de julho estão chegando e muita gente pensa em viajar! Mas quando falamos em conhecer outros países, há um detalhe muito importante: as vacinas para viagens internacionais. Só para ilustrar, pelo menos 120 países exigem comprovante da vacina contra a febre amarela para permitir a entrada de viajantes brasileiros.
Por isso, ter informações atualizadas sobre o tema é fundamental para evitar transtornos de última hora. Ou até a possibilidade de ter sua entrada impedida no país que pretende visitar. Para te ajudar no planejamento, trouxemos uma lista com as vacinas mais exigidas para passageiros brasileiros no exterior.
Além disso, explicamos como obter seu Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) de forma simples e rápida.
Quais vacinas são obrigatórias para viagens internacionais?
A seguir, você acompanha algumas das vacinas mais exigidas ou, ao menos, recomendadas em viagens para o exterior.
Febre Amarela
Como adiantamos, pelo menos 120 países exigem a vacina de febre amarela de viajantes brasileiros devido ao risco de infecções locais. Ou, ainda, pelo medo de importação do vírus. Países do Caribe, América Central, Sudeste Asiático, Oriente Médio e África, por exemplo, estão entre eles.
A princípio, a pessoa deve receber o imunizante pelo menos dez dias antes da viagem. Isso ocorre porque o organismo precisa deste tempo para produzir os anticorpos necessários.
Meningite meningocócica
A meningite é grave e facilmente transmitida. Só para ilustrar, a Arábia Saudita exige a vacinação contra a meningite meningocócica para todos os peregrinos que vão a Meca durante o Hajj. Além do país, a Líbia também demanda comprovante de imunização.
As vacinas contra a Hepatite A e B são recomendadas em viagens internacionais
De modo geral, o imunizante é indicado para quem viaja a destinos com saneamento básico precário. A recomendação é tomar a vacina até 10 dias antes da viagem. Mas, atenção ao cronograma vacinal da Hepatite B:
- Número de doses: três
- Intervalo: 30 dias entre a primeira e a segunda dose. Depois, 180 dias entre a primeira e a terceira dose
Poliomielite
A vacina contra a pólio é uma das indicadas para viagens internacionais, principalmente para crianças. Ainda, quem parte para países como:
- Índia
- Afeganistão
- Nações do Centro-Norte da África
Embora o Brasil não registre casos da doença desde 1990, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação para viagens a áreas de surto ou epidemia. Sendo assim, o ideal é tomar a dose com, no mínimo, quatro semanas de antecedência.
Tríplice viral
A vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola, portanto, não custa tê-la em dia mesmo se não viajar. Inicialmente, são necessárias duas doses após 12 meses de vida. E, se não recebeu o imunizante, a recomendação é fazê-lo pelo menos 15 dias antes da viagem.
Uma das vacinas para viagens internacionais protege contra a meningite
A meningite é uma doença grave e facilmente transmitida. Só para ilustrar, o contágio pode ocorrer por meios simples de contato. Por isso, a vacina é exigida para entrar na Arábia Saudita e Líbia.
Vacinas que não são exigidas, mas recomendadas
Embora não conste como obrigatórias, autoridades de saúde recomendam ter em dia as vacinas contra a gripe e febre tifóide. A primeira é importante principalmente para evitar complicações do vírus Influenza, logo, deve ser aplicada anualmente.
Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação?
Mas, atenção, não basta tomar as vacinas para viagens internacionais, hein? Além de ter tudo em dia, é necessário ter documentos que comprovem esta vacinação. Principalmente para os imunizantes exigidos pelo país de destino ou alguma nação onde fizer escala. Nestes casos, é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
Trata-se de um documento, em inglês, que apresenta os dados da vacina tomada com validade internacional. Para garantir o seu documento certinho antes de viajar, basta seguir este passo a passo:
1. Complete sua carteira de vacinação
- Vacinas pendentes: tome todas as vacinas pendentes, especialmente a de febre amarela.
- Comprovante de vacinação: guarde o comprovante, pois ele é necessário para emitir o CIVP.
2. Solicite o certificado
- Cadastro e formulário: acesse o site da Anvisa para realizar seu cadastro e preencher o formulário de solicitação do CIVP.
- Documentos necessários:
- CPF
- Comprovante de vacinação: imagem digitalizada que contenha:
* Dados pessoais (nome e data de nascimento)
* Data de vacinação e lote completo e legível da vacina
* Assinatura do profissional que realizou a vacinação
* Identificação e carimbo da unidade de saúde onde você tomou a vacina
3. Receba o certificado
- Envio por e-mail: o certificado é encaminhado por e-mail com a assinatura eletrônica do servidor da Anvisa.
4. Assinatura
- Após a impressão, você deve assinar o seu CIVP.
E nada de pedir em cima da hora, pois o documento leva até 10 dias para ser emitido!
Cuide da sua saúde antes de viajar com os melhores médicos em Anápolis
Além de se certificar que todas as vacinas para viagens internacionais estão em dia, o importante mesmo é garantir que sua saúde esteja protegida!
Por isso, agende sua consulta com nossos médicos em Anápolis! São 26 especialidades, além da melhor estrutura para exames e check-ups. Tudo em um só lugar, sem estresse!
Marque seu atendimento pelo Telemedicina Clínica Vittá e viaje com tranquilidade!